Revendo algumas anotações de grandes encontros e palestras dos quais participei, encontrei informações que recebi no decorrer da minha carreira profissional que não foram ultrapassadas pelo tempo e que, atualmente, podem ter grande valor para os gestores educacionais.
Na maioria das vezes, nós que trabalhamos na área educacional, ficamos mais focados no universo da pedagogia e acreditamos que a Escola deve ser administrada apenas por meio dos fundamentos educacionais. Sem dúvida que esses são a base de nossa existência, mas a gestão de uma escola também deve compreender o pensamento empresarial, pois a Instituição de Ensino Particular é também dependente dos fatores e variáveis de mercado, é uma organização empresarial que depende de sua gestão para obter os melhores resultados e sua sustentabilidade.
Tom Peters, um dos maiores gurus da inovação e da criatividade empresarial, disse: “Se você não tem alguém que arruma problema pra você na sua empresa, você é um problema também”. Veja a importância de refletir sobre isso, pois a maioria dos gestores não gosta de resolver problemas ou de colaboradores que tragam problemas, que façam questionamentos ou que desejem mudar situações. Ele também afirma que “nós podemos não estar interessados no caos, mas o caos está interessado em nós”.
Avançando no raciocínio de Tom Peters, Ron Zemke, um dos estrategistas que coloca o atendimento ao cliente como uma das mais eficazes estratégias de Marketing, dispõe: “É quando surge um problema com o cliente que a empresa tem a oportunidade de demonstrar a sua qualidade de serviços, o seu comprometimento com o cliente e obter a sua fidelização”.
Jack Welch, um dos executivos mais respeitados em todo o mundo por sua visão e resultados de grande sucesso no mundo empresarial, afirma que em nossas equipes “temos que ter sempre pessoas apaixonadas pelo que fazem e que atuem com seriedade”. Ele nos diz ainda que na hora de o gestor passar a comunicação para sua equipe “é preciso que a mensagem seja clara e a recompensa também. É preciso alinhar. É preciso apoiar as palavras com ações consistentes para as pessoas. As pessoas devem ter avaliações claras e devem saber claramente sua posição e o papel que exerce na organização”.
Ele ainda, como palestrante principal, num outro seminário do qual participei, deixou duas mensagens que acredito sejam da maior importância para todos os gestores educacionais. A primeira: “é preciso conhecer qual é o seu próximo trabalho, e não qual foi seu último trabalho.” A segunda: “se você tem mais de duas ou três prioridades na sua gestão, você não tem nenhuma”.
ROGÉRIO MAINARDES
Diretor de Marketing do SINEPE-PR – Sindicato das Escolas Particulares do Paraná;
Consultor de Marketing e Comunicação do Curso Positivo;
Empresário e Diretor da COM/M Educação;
Coordenador da Clínica de Marketing Educacional do Programa Escola Segura.